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As questões 21 a 26 referem-se ao texto 1.
Embora todas as afirmações abaixo estejam respaldadas no texto, o foco da crítica está
na venda de produtos e serviços por meio de empresas virtuais.
no consumo das pessoas em empresas virtuais atualmente.
na intermediação da Internet nas relações consumidores e empresas.
nas pessoas que se deixam explorar pelas empresas virtuais.
nas pesquisas de opinião que consumidores fazem gratuitamente para as empresas virtuais.
A autora critica ao longo do texto o fato de a Internet intermediar a relação empresa-consumidor, não permitindo, por vezes, a relação pessoal.
O foco da crítica (o ponto principal) é o preenchimento de questionários, que faz o consumidor perder tempo, além de não ser remunerado, o que é contemplado no título (“Escravos da tecnologia”), uma vez que escravo não recebe salário.
A alternativa C, portanto, é muito abrangente, não se constituindo no foco, termo que remete a algo mais específico (vide conceito de “foco” no que tange à iluminação). Nas passagens a seguir, o foco é o preenchimento de questionários:
Linha 12: “Quero reclamar de quanto nós estamos tendo de trabalhar de graça para os sistemas...”;
Linha 28: “Não tenho tempo de ficar entrando em sites e preenchendo questionários.”;
Linha 35: “... tenho agora de preencher fichas pós-vendas”;
Linha 36: “... de modo que as estatísticas saiam prontas e baratinhas...”;
Linha 43: “Não faltarão redutores de custos”.
Poliedro Resolve ITA 2013 - Português e Inglês
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