Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
O conto Missa do galo, de Machado de Assis, relata uma conversa do narrador, Sr. Nogueira, um jovem de 17 anos, com Conceição, de 30 anos, mulher do escrivão Meneses, um distante parente seu. O narrador, de Mangaratiba (RJ), hospedou-se durante alguns meses na casa de Meneses e Conceição, no Rio de Janeiro, a fim de estudar na capital. O foco do conto é a incompreensão do narrador sobre tal conversa com Conceição, momentos antes da missa do galo. O fragmento abaixo expressa um dos aspectos que contribuiu para a incompreensão do narrador.
Esse aspecto, recorrente no conto, refere-se:
à movimentação de Conceição na sala.
às razões da insônia de Conceição.
ao acanhamento de Conceição.
à conversa repetitiva de Conceição.
aos sobressaltos de Conceição.
Como acontece com outras personagens femininas criadas por Machado de Assis, Conceição aparece como um enigma aos olhos do narrador do conto Missa do Galo. A questão solicitava identificar, num certo trecho do conto, um aspecto que contribuía para a incompreensão do narrador. Uma vez que o foco do conto é a conversa que tiveram, é notável o aspecto repetitivo de Conceição (“estreito era o círculo de suas ideias”, “tornou ao espanto”, “repeti-lhe o que ela sabia”). Esse aspecto repetitivo da conversa não é esclarecido, por isso, a alternativa correta é a D.
Embora o narrador fique surpreso com a agilidade pouco costumeira de Conceição, que se move com ligeireza pela sala, não é isso que dificulta a compreensão da conversa que tiveram. Portanto, a alternativa A não é correta.
Num momento anterior ao fragmento citado, Conceição diz a Nogueira que sofria de insônia, por isso tinha saído do quarto e se dirigido à sala. Contudo, não são as razões da sua insônia que tornam difícil compreender a conversa que o personagem-narrador teve com Conceição. Isso exclui a alternativa B.
O acanhamento e os sobressaltos não impedem o diálogo entre eles. Portanto, as alternativas C e E estão erradas.
Poliedro Resolve ITA 2013 - Português e Inglês
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!