Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Não há consenso em torno do nome dado à pandemia, tendo, desde o seu início, sido chamada de gripe espanhola provavelmente por causa da desinformação em torno da notícia sobre sua origem. Uma das hipóteses deriva da neutralidade espanhola na Primeira Guerra Mundial e a consequente liberdade de imprensa naquele país, maior do que nos demais países envolvidos no conflito. Hoje existe o consenso entre virologistas e epidemiologistas de que o vírus da gripe não se originou na Espanha. Entretanto, dificilmente essa pandemia deixará de ser conhecida como gripe espanhola.
KLAJMAN, C. A gripe sob a ótica da história ecológica. História Revista, n. 3, set-dez. 2015 (adaptado).
De acordo com o texto, a denominação recebida pela pandemia do começo do século XX foi determinada pelo(a)
precariedade dos conhecimentos da medicina militar.
retaliação da tríplice aliança aos soldados desertores.
controle dos relatos oriundos de campos de batalha.
emprego de armas biológicas em confrontos transnacionais.
circulação de refugiados contaminados em áreas conflagradas.
Eventos históricos, como as guerras mundiais, acarretam diversas consequências, sendo uma delas o aumento da circulação de pessoas, ideias e doenças. Dessa forma, durante a Primeira Guerra, a constante mobilização de refugiados, soldados e comerciantes fez com que o vírus da gripe se espalhasse por diversas partes do mundo. Como havia intensa censura nos países beligerantes, com a proibição da livre circulação de informações, os primeiros relatos da gripe surgiram na Espanha, que se manteve neutra durante o conflito e preservou a liberdade de expressão. Assim, a doença passou a ser mundialmente conhecida como Gripe Espanhola, caracterizando-se como uma pandemia de alcance global.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!