Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Apesar de os animais representados no cladograma compartilharem um mesmo ancestral, eles se caracterizam por distintos padrões de reprodução ou de nutrição dos embriões e descendentes.
DIXSON, A. F. Mammalian Sexuality: The Act of Mating and the Evolution of Reproduction. Disponível em: www.cambridge.org. Acesso em: 2 jul. 2024 (adaptado).
Ao longo do processo evolutivo, percebem-se, entre esses animais, perdas e ganhos nos padrões citados que envolvem o(a)
aumento no número de descendentes por ninhada.
mudança no tipo de fecundação de externa para interna.
redução da versatilidade de reprodução, que se torna unicamente sexuada.
desenvolvimento embrionário, que passa do meio aquático para o terrestre.
diminuição da vesícula vitelínica, associada ao desenvolvimento da lactação.
Assim como aves e répteis, durante o desenvolvimento embrionário, todos os grupos de mamíferos formam a vesícula vitelínica, um anexo capaz de armazenar e disponibilizar nutrientes ao embrião. Todavia, os mamíferos contam com glândulas mamárias, fundamentais para o abastecimento dos filhotes após o nascimento. Desse modo, para garantir a nutrição dos indivíduos, há uma tendência de diminuição da vesícula vitelínica, em resposta a um incremento da função associada à lactação.
Poliedro Resolve - Enem 2024 Dia 2 - Questão 116 Biologia
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!