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No Brasil, os remanescentes de antigos quilombos, “mocambos”, “comunidades negras rurais”, “quilombos contemporâneos”, “comunidades quilombolas” ou “terras de preto” referem-se a um mesmo patrimônio territorial e cultural inestimável, que só recentemente passaram a ter atenção do Estado e ser do interesse de algumas autoridades e organismos oficiais.
ANJOS, R. S. A. Cartografia e quilombos: territórios étnicos africanos no Brasil. Africana Studia, n. 9, 2007.
Na esfera de ação do Estado, com a Constituição de 1988, os espaços mencionados tornaram-se objeto de
iniciativas de planejamento familiar.
projetos de reorientação religiosa.
programas de moradias sustentáveis.
políticas de inserção social.
medidas de homogeneização educacional.
A elaboração de uma nova Constituição após 21 anos de ditadura civil-militar, a Constituinte de 1988, foi espaço de debates visando à construção de uma sociedade democrática. Essa elaboração contou com a presença de grupos até então excluídos do debate político, como os quilombolas, que, nesse momento, passaram a ser considerados dentro de uma perspectiva de garantia de direitos pelo Estado brasileiro.
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