Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
O etilômetro é um instrumento utilizado na detecção da quantidade de etanol no ar expirado. Nesse dispositivo, o etanol proveniente da expiração de uma pessoa entra em contato com uma solução de dicromato de potássio em meio ácido (ácido sulfúrico). O etanol é oxidado a ácido acético, enquanto o crômio (VI), de cor amarelo-alaranjado, é reduzido a crômio (III), de cor verde. Como subprodutos, são gerados sulfato de potássio e água. Mediante detecção da variação de cor da solução, a quantidade de etanol é determinada.
a) Escreva a equação química balanceada, que representa a reação que ocorre no etilômetro.
b) Considere, hipoteticamente, um limite permitido de etanol de . Em uma aferição, foi gerada uma quantidade de 0,0207 mg de água no reservatório do etilômetro. Considerando o volume de 200 mL para o reservatório do etilômetro, verifique se a quantidade de etanol presente nesse teste é superior ao limite estabelecido e apresente os cálculos.
a) Pelo método do íon-elétron, tem-se:
A equação completa, então, fica:
b) Da proporção estequiométrica, tem-se:
Como o reservatório tem um volume de 200 mL, a concentração de etanol na aferição será dada por:
Portanto, a quantidade de etanol presente no teste é superior ao limite estabelecido.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!