Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Considere uma célula eletrolítica constituída por duas placas de platina imersas numa solução aquosa em ácido clorídrico. Uma das placas foi recoberta por cloreto de prata e conectada ao polo negativo de uma fonte de tensão. Após as devidas conexões, foi aplicada uma corrente elétrica contínua de 1,5 A durante 10,72 min.
Com base nas informações fornecidas e considerando-se que não há formação de gases no catodo, responda às seguintes questões:
a) Apresente as semiequações químicas que representam as semirreações que ocorreram no anodo e no catodo e indique a polaridade dos eletrodos.
b) Apresente a equação química que representa a reação global.
c) Determine o valor numérico da variação de massa do catodo e do anodo.
a) A placa recoberta com é conectada ao polo negativo de uma fonte de tensão. Torna-se, portanto, o catodo da eletrólise. O outro eletrodo de platina será o anodo, inerte. Assim, tem-se:
b) A reação global será dada pela soma das semirreações balanceadas apresentadas no item (a).
c) O anodo não sofre alteração de massa, uma vez que o eletrodo de platina é inerte. Portanto, .
A variação de massa no catodo se dá por conta dos íons cloreto que vão para a solução. Assim, da proporção estequiométrica na semirreação de redução, e considerando-se que a corrente aplicada foi de 1,5 A, e o tempo de duração da eletrólise foi de 643,2 s, tem-se:
Logo, .
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!