Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Além do racionamento de alimentos, ao longo da Segunda Guerra Mundial o Brasil também passou pela falta de combustíveis derivados do petróleo. Diante dessa situação, uma das soluções encontradas para contornar a falta de combustíveis fósseis foi a adaptação dos motores dos automóveis por meio dos aparelhos de gasogênio, que utilizavam gás produzido a partir de carvão para seu funcionamento.

O gasogênio foi uma boa adaptação durante esse período, no entanto, com a possibilidade de utilizar petróleo novamente, e devido ao baixo poder calorífico e à alta porcentagem de poluição, esse combustível foi utilizado durante pouco tempo no país. Um dos problemas ambientais decorrentes do uso do gasogênio é a geração de monóxido de carbono, um poluente tóxico para o ser humano.
(www.curitibahistorica.com.br. Adaptado.)
Uma das reações responsáveis pela produção do gás de carvão nos aparelhos de gasogênio é a formação do “gás de água” (mistura de CO e ), realizada em temperaturas elevadas, próximas de 1 000 ºC. A reação de equilíbrio químico que ocorre nesse processo é representada pela equação:
A combustão do “gás de água” produz a energia necessária para o funcionamento do motor do automóvel.
a) A qual classe de óxidos pertence o monóxido de carbono? Por que a inalação desse gás pelo organismo humano pode ser fatal?
b) Escreva a expressão da constante de equilíbrio da reação de equilíbrio envolvida na obtenção do “gás de água” a partir da interação entre carvão sólido e vapor de água. Com base no princípio de Le Châtelier, apresente o motivo pelo qual a reação de obtenção do “gás de água” é realizada em temperaturas elevadas.
a) O monóxido de carbono (CO) pertence à classe dos óxidos neutros ou indiferentes, ou seja, óxidos que não reagem com água, ácidos ou bases.
Ao ser inalado, o monóxido de carbono (CO) liga-se ao ferro da hemoglobina produzindo a carboxihemoglobina (COHb), que é cerca de 250 vezes mais estável em relação à ligação do oxigênio com a hemoglobina. Como resultado, tem-se a redução do transporte de oxigênio pelo corpo através das células vermelhas, podendo levar à morte.
b) Expressão da constante de equilíbrio químico em função das pressões parciais (Kp) para o processo de obtenção do “gás de água”:
Observação: sólidos não participam da expressão da constante de equilíbrio químico.
Segundo o princípio de Le Châtelier, em temperaturas elevadas, os equilíbrios químicos são deslocados sempre no sentido endotérmico das reações. Dessa forma, considerando que a obtenção do “gás de água”, ou seja, o sentido de formação dos produtos é um processo endotérmico (∆H = + 13 570 kcal); em temperaturas elevadas (próximas de 1 000 ºC), esse equilíbrio é deslocado no sentido de formação dos produtos (CO e ), aumentando, assim, o rendimento da reação.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!