Dissertativa 7 - 2ª Fase - Dia 1 - Unesp 2025

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Questão 7

Dissertativa
7

          Em seu livro A revolução da proximidade, o urbanista colombiano Carlos Moreno define “a cidade policêntrica e multifuncional” como a de “15 minutos”, “na qual os serviços essenciais estão acessíveis a um quarto de hora”, e lamenta “a onipresença de construções por todas as partes”, assim como “o espaço cedido ao automóvel como vetor fundamental do planejamento urbano há quase um século”. O próprio Moreno resumiu seu conceito urbano: “está baseado na ideia de que todo mundo deveria ter acesso aos serviços e recursos de que necessita em um perímetro curto”. A ideia é que os habitantes das cidades “possam satisfazer as suas seis necessidades essenciais (moradia, cuidado, educação, lazer, trabalho e suprimentos) em um espaço de tempo aceitável para a maioria das pessoas”, que seria um quarto de hora para cidades e 20 a 45 minutos para zonas de baixa ou média densidade populacional.

(https://checamos.afp.com, 14.03.2023. Adaptado.)

a) Sob o ponto de vista ambiental, cite e explique a contribuição que as cidades de “15 minutos” podem oferecer ao reduzir o uso de automóveis.

b) Identifique e caracterize a política adotada na segunda metade do século XX que deu centralidade ao automóvel no território brasileiro.

Resolução:

a. As cidades organizadas sob o conceito dos “15 minutos” buscam redesenhar o espaço urbano para que os principais serviços — como moradia, educação, saúde, comércio e lazer — fiquem acessíveis a curtas distâncias, que podem ser percorridas a pé ou de bicicleta. Isso reduz significativamente a necessidade do uso de automóveis, o que resulta em menor emissão de gases poluentes, como o dióxido de carbono (CO₂), e melhora da qualidade do ar. Além disso, essa reorganização urbana diminui a dependência de combustíveis fósseis e reduz a necessidade de grandes avenidas e estacionamentos, permitindo a ampliação de áreas verdes e espaços de convivência.

b. A política responsável por consolidar o automóvel como elemento central do transporte no Brasil na segunda metade do século XX foi o rodoviarismo. Durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), essa estratégia foi intensificada como parte do Plano de Metas, estimulando a instalação de montadoras estrangeiras, como Volkswagen, Ford e General Motors. Paralelamente, houve grande investimento na expansão da malha rodoviária, com a construção de estradas em larga escala, priorizando o transporte rodoviário em detrimento de alternativas como as ferrovias.

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