Dissertativa 19 - 2ª Fase - Dia 1 - Unesp 2025

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Questão 19

Dissertativa
19

Em aviação há algumas velocidades típicas referentes a alguns procedimentos e momentos do voo, cujos valores são específicos para cada aeronave. Duas dessas velocidades são:

  • velocidade V1: velocidade máxima, durante a corrida para decolagem, para a decisão do piloto de decolar ou desistir da decolagem. Até a velocidade V1, é possível desistir da decolagem com segurança. Acima dessa velocidade, a decolagem é obrigatória.
  • velocidade de cruzeiro (Vcruz): velocidade constante em que uma aeronave opera durante a maior parte do voo.

Considere que, para uma aeronave de grande porte com dois motores decolar de um aeroporto, cuja pista de decolagem tem 1750 m de comprimento, os valores de V1 e de Vcruz sejam, respectivamente, 140 nós e 500 nós, e que o consumo médio dessa aeronave seja de 1100 kg de querosene de aviação, por hora e por motor, durante um voo com velocidade de cruzeiro.

Sabendo que 1 m/s = 3,6 km/h = 2 nós e que, para atingir a velocidade V1, essa aeronave tem de percorrer 70% do comprimento da pista, partindo do repouso e com aceleração escalar constante, calcule:

a) a intensidade da aceleração da aeronave, em m/s2, em sua corrida para decolagem, até atingir a velocidade V1.

b) o consumo de querosene da aeronave, em kg, em um voo em que ela tenha permanecido com a velocidade de cruzeiro por 3600 km.

Resolução:

a. Para determinar a aceleração da aeronave durante a decolagem, utiliza-se a equação de Torricelli:

v2=v02+2·a·s

Sabe-se que:

  • A aeronave parte do repouso (v0=0).
  • A velocidade v​ na decolagem é de 140 nós, o que equivale a 140 : 2 = 70 m/s.
  • O deslocamento necessário para atingir essa velocidade corresponde a 70% da pista, ou seja:

s=0,70·1 750=1 225 m

Substituindo os valores na equação:

702=02+2·a·1 2252 450a=4 900a=2 m/s2

b. Para calcular o consumo de combustível durante um voo de 3 600 km na velocidade de cruzeiro, os seguintes passos devem ser seguidos:

  1.       A velocidade de cruzeiro é de 500 nós; convertendo para m/s, tem-se:

          vcruz=500 nós = 250 m/s

      2.      Vcruz=st250=3 600·103tt=14,4·103 st=14 4003 600=4 horas

     3.       Como o consumo médio é de 1100 kg de querosene por motor a cada hora, e a 
               aeronave tem dois motores, tem-se:

               m1=1100·4,0=4 400 kg por motormtotal=2·4400=8 800 kg=8,8·103 kg

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