Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Em 1960, a primeira pílula anticoncepcional foi comercializada nos EUA, e, em poucos anos, o método contraceptivo se difundiu pelo mundo, inclusive no Brasil. Em nosso país, a chegada das pílulas anticoncepcionais foi simultânea às discussões neomalthusianas sobre a crise demográfica, à aceleração dos processos de modernização e ao boom da indústria farmacêutica multinacional.
DIAS, T. M. et al. A pílula da oportunidade: discursos sobre as pílulas anticoncepcionais em A Gazeta da Farmácia, 1960-1981. História, Ciências, Saúde — Manguinhos, n. 3, jul.-set. 2018 (adaptado).
Qual foi o efeito social resultante do avanço tecnológico mencionado no texto?
O afastamento da autoridade médica na regulação da fecundidade.
A superação do discurso da moralidade pela ação da mídia estatal.
A ampliação do debate público sobre o planejamento familiar.
A centralização da pesquisa científica pelo sistema privado de saúde.
O enrijecimento das doutrinas religiosas sobre a organização da vida doméstica.
A introdução da pílula anticoncepcional, a partir da década de 1960, teve impactos sociais significativos, especialmente em relação ao planejamento familiar. A disponibilidade da pílula incentivou um maior debate sobre saúde sexual e reprodutiva, promovendo a educação sexual nas escolas e comunidades.
A possibilidade de planejar a gravidez contribuiu para a autonomia das mulheres, permitindo que elas tomassem decisões mais informadas sobre suas vidas pessoais e profissionais. Deste modo, com a redução do número de filhos, muitas mulheres puderam se dedicar mais à educação e ao mercado de trabalho, contribuindo para a inserção feminina em diversas áreas. Além disso, a diminuição do número de filhos alterou a dinâmica familiar, com casais frequentemente optando por ter famílias menores.
Poliedro Resolve - Enem 2024 Dia 1 - Questão 60 História
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!