Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
As capas dos folhetos de cordel, já então ilustradas por postais fotográficos, desenhos ou fotogramas de filmes, demoravam mais de uma semana para serem transformadas em clichês em Recife ou Fortaleza, o que levou a que santeiros e artesãos locais fossem requisitados para cortar na umburana — madeira preferida para o taco xilográfico pela facilidade do talhe e abundância — princesas, dragões, cangaceiros.
CARVALHO, G. Xilogravura: os percursos da criação popular. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 39, 1986 (adaptado).
No início do século XX, a incorporação da técnica de produção descrita no texto promoveu uma renovação da
manifestação jornalística.
narrativa literária.
indústria regional.
estética editorial.
cultura erudita.
No início do século XX, a incorporação da técnica de produção descrita no texto promoveu uma renovação da estética editorial. A técnica que passou a ser incorporada, conforme descrita no texto, é a do corte na madeira umburana, usada para a produção da xilogravura. Portanto, a técnica é responsável por uma mudança estética no cordel, já que tais folhetos eram, anteriormente, ilustrados por postais e fotogramas, por exemplo.
Poliedro Resolve - Enem 2024 Dia 1 - Questão 60 História
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!