Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
A valsa vienense é a mais antiga das danças de salão tradicional. É dançada desde a Idade Média, quando os pares davam voltas pelo salão realizando giros em torno de si mesmos em postura fechada. Pelo fato de ser dançada aos pares em contato íntimo, a valsa encantava a sociedade medieval, como também sofria proibições por infringir os “bons costumes”. Originária das danças campestres e folclóricas, no século XVI, a aristocracia francesa abandonou a valsa por sua estreita relação com a cultura plebeia, retomando-a posteriormente.
FRANCO, N.; FERREIRA, N. Evolução da dança no contexto histórico: aproximações iniciais com o tema. Repertório, n. 26, 2016 (adaptado).
A expressão cultural descrita no texto foi rejeitada no início da Idade Moderna por congregar
traços advindos da feitiçaria nórdica.
práticas inspiradas em rituais pagãos.
regras decorrentes do período renascentista.
compassos produzidos em territórios colonizados.
elementos provenientes de segmentos populares.
A proposta de análise que o Enem sugere nesta questão é a de compreender as mudanças culturais europeias no século XVI. Neste contexto, ocorreu uma reorganização política, econômica, social e, principalmente, cultural na Europa no ambiente absolutista, tornando alguns costumes incompatíveis com o requinte e o refinamento das maneiras e etiquetas nas cortes europeias. Tendo isso em vista, os costumes que eram ligados às camadas populares tenderam a perder seu protagonismo nas tradições das monarquias para dar lugar a novos e mais requintados elementos, visando à construção de uma tradição das aristocracias.
Poliedro Resolve - Enem 2024 Dia 1 - Questão 60 História
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!