Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) é, junto com a Assembleia-Geral, um dos principais órgãos de tomada de decisão dentro da entidade. O Conselho lida com questões de segurança e paz internacionais, além de recomendar a admissão de novos membros à Assembleia-Geral e aprovar mudanças na Carta das Nações Unidas. Cinco dos quinze membros são permanentes e podem vetar resoluções, o que ocorreu 261 vezes até 2020.
GOMES, L; PRETTO, N. O funcionamento do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Disponível em: www.nexojornal.com.br Acesso em: 10 nov. 2021 (adaptado).
A composição e o funcionamento do organismo internacional apresentados revelam a seguinte caracterísitica das relações internacionais entre os países-membros:
Igualdade militar.
Assimetria política.
Consenso multipolar.
Equilíbrio estratégico.
Soberania compartilhada.
O Conselho de Segurança conta com 15 membros, sendo cinco permanentes com direito a veto: EUA, China, França, Reino Unido e Rússia. Cinco membros não permanentes são eleitos a cada ano pela Assembleia Geral da ONU, assumindo suas cadeiras no dia 1º de janeiro do ano seguinte, por um período de dois anos. A composição e o funcionamento do organismo refletem uma assimetria internacional, pois a existência do poder de veto representa uma discrepância em relação ao poder de decisão entre os países.
Poliedro Resolve - Enem 2024 Dia 1 - Questão 60 História
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!