Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Atribuo a causa desse florescimento estéril a um sistema de educação falso, extraído de livros sobre o assunto escrito por homens que, ao considerar as mulheres mais como fêmeas do que como criaturas humanas, estão mais ansiosos em torná-las damas sedutoras do que esposas afetuosas e mães racionais. O entendimento do sexo feminino tem sido tão distorcido por essa homenagem ilusória de que as mulheres civilizadas de nosso século, com raras exceções, anseiam apenas inspirar amor, quando deveriam nutrir uma ambição mais nobre e exigir respeito por suas capacidades e virtudes.
WOLLSTONECRAFT, M. Reivindicação dos direitos da mulher. São Paulo: Boitempo, 2016.
Nesse texto, escrito no século XVIII, a autora reivindica para as mulheres a
recuperação de sua participação política.
equiparação de ganhos salariais.
valorização de seu papel social.
distinção de padrões biológicos.
ocupação de cargos públicos.
O texto de Wollstonecraft expõe a visão da autora sobre como as mulheres eram abordadas por autores homens de forma distorcida – querendo torná-las damas sedutoras ou associá-las apenas à inspiração de amor. É possível identificar que a autora, nesse sentido, indica que se deveria exigir respeito pelas capacidades e virtudes das mulheres; além disso, há a discussão em torno do papel social delas, quais lugares elas ocupavam e quais eram as expectativas em torno de suas vivências.
Poliedro Resolve - Enem 2024 Dia 1 - Questão 60 História
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!