Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Bertrand Russell conta a história de um peru que descobrira, em sua primeira manhã na fazenda de perus, que fora alimentado às 9 da manhã. Contudo, ele não tirou conclusões apressadas. Esperou até recolher um grande número de observações do fato de que era alimentado às 9 da manhã e fez essas observações sob uma ampla variedade de circunstâncias, às quartas e quintas-feiras, em dias quentes e dias frios, em dias chuvosos e dias secos. A cada dia acrescentava uma outra proposição de observação à sua lista. Finalmente, sua consciência ficou satisfeita e ele concluiu: "Eu sou alimentado sempre às 9 da manhã".
CHALMERS, A. O que é ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993 (adaptado).
Qual tipo de raciocínio corresponde ao padrão de pensamento exibido pelo personagem no texto?
Prático, porque recolhe evidências e recomenda ações.
Absoluto, porque busca confirmações e bloqueia refutações.
Indutivo, porque observa eventos particulares e infere leis universais.
Demonstrativo, porque encadeia premissas e extrai conclusões indubitáveis.
Analógico, porque compara diferentes situações e detecta elementos semelhantes.
O texto de Russell apresenta uma história clássica da filosofia da ciência, o “peru indutivista”; o raciocínio do peru de ser alimentado sempre no mesmo horário promove um entendimento apresentado na alternativa C – indutivo, porque observa eventos particulares e infere leis universais. Esse pensamento indutivista é a perspectiva que defende que o método científico se baseia no raciocínio indutivo, que parte de observações particulares para chegar a leis gerais.
Poliedro Resolve - Enem 2024 Dia 1 - Questão 60 História
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!