Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas
Assinale a opção na qual a vírgula foi empregada pelo mesmo motivo de sua ocorrência no trecho:
“Quando menino, a poesia me assustava.” (texto 1; 2º parágrafo)
“... casas mal-assombradas, onde monstros tentaram evocar uma reação de rejeição...”(texto 2; 2º parágrafo).
“Quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu ainda está vivo...” (texto 5; 1º parágrafo).
“A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai.” (texto 5; 2º parágrafo).
“Não queria aprender a contar sílabas, queria ser verso livre.” (texto 1; 5º parágrafo).
“Para descobrir, os pesquisadores deram vários questionários padronizados à paciente ...” (texto 2; 5º parágrafo).
A vírgula, no trecho extraído do texto, isola uma oração subordinada adverbial (temporal) anteposta à principal: “Quando (era) menino, a poesia me assustava”.
Esse mesmo uso é verificado na alterativa E, em que a oração adverbial (final) “Para descobrir” vem anteposta a sua principal.
Em B, C e D, as vírgulas separam segmentos coordenados, de mesmo valor sintático. Em A, a vírgula isola uma oração relativa (adjetiva) explicativa.
IME 2015 - 2ª Fase - Português
IME 2015 - 2ª Fase - Português
IME 2015 - 2ª Fase - Inglês
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!