Questão 8 - 2ª Fase - Dia 4 - IME 2015

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 8

Objetiva
8

Assinale a opção na qual a vírgula foi empregada pelo mesmo motivo de sua ocorrência no trecho:

“Quando menino, a poesia me assustava.” (texto 1; 2º parágrafo)

Alternativas

  1. A

    “... casas mal-assombradas, onde monstros tentaram evocar uma reação de rejeição...”(texto 2; 2º parágrafo).

  2. B

    “Quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu ainda está vivo...” (texto 5; 1º parágrafo).

  3. C

    “A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai.” (texto 5; 2º parágrafo).

  4. D

    “Não queria aprender a contar sílabas, queria ser verso livre.” (texto 1; 5º parágrafo).

  5. E

    “Para descobrir, os pesquisadores deram vários questionários padronizados à paciente ...” (texto 2; 5º parágrafo).

Gabarito:
    E

A vírgula, no trecho extraído do texto, isola uma oração subordinada adverbial (temporal) anteposta à principal: “Quando (era) menino, a poesia me assustava”.

Esse mesmo uso é verificado na alterativa E, em que a oração adverbial (final) “Para descobrir” vem anteposta a sua principal.

Em B, C e D, as vírgulas separam segmentos coordenados, de mesmo valor sintático. Em A, a vírgula isola uma oração relativa (adjetiva) explicativa.

8

Vídeos

IME 2015 - 2ª Fase - Português

Resoluções 2ª Fase - Dia 4 Português e Inglês

2 vídeos
  1. IME 2015 - 2ª Fase - Português

    IME 2015 - 2ª Fase - Português

  2. IME 2015 - 2ª Fase - Inglês

    IME 2015 - 2ª Fase - Inglês

Downloads

  • Outros arquivos

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!