Questão 11 - 2ª Fase - Dia 4 - IME 2015

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 11

Objetiva
11

Nos textos 2 e 4, observam-se alguns termos “se” em destaque. A análise desse termo foi feita de forma correta em:

Alternativas

  1. A

    “...mas não se sabia se ela tinha a capacidade de sentir medo...” (texto2; 5º parágrafo)- conjunção subordinativa adverbial condicional.

  2. B

    “...pode-se dizer que o sofrimento dela não tem a intensidade profunda e real suportada por outros sobreviventes de traumas.” (texto2; 9º parágrafo) - partícula de realce.

  3. C

    “A cada passo dado você sente que a felicidade se afasta alguns metros?” (texto 4; 1º parágrafo) - conjunção subordinativa adverbial temporal.

  4. D

    “Isso se chama autossabotagem.” (texto 4; 2º parágrafo) - conjunção integrante.

  5. E

    “...porque continuam recebendo atenção dos pais e se eximem de enfrentar as dificuldades da fase adulta...” (texto 4; 6º parágrafo)- pronome reflexivo.

Gabarito:
    E

Na alternativa A, o se é um pronome apassivador, bem como na alternativa B: observe que ele apassiva verbos transitivos diretos (sabia, em A; dizer, em B).

Nas alternativas C, D e E, a palavra se é pronome reflexivo, usado junto a verbos tomados em sentido reflexivo: afastar-se; chamar-se; eximir-se.

11

Vídeos

IME 2015 - 2ª Fase - Português

Resoluções 2ª Fase - Dia 4 Português e Inglês

2 vídeos
  1. IME 2015 - 2ª Fase - Português

    IME 2015 - 2ª Fase - Português

  2. IME 2015 - 2ª Fase - Inglês

    IME 2015 - 2ª Fase - Inglês

Downloads

  • Outros arquivos

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!