Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas
Nos textos 2 e 4, observam-se alguns termos “se” em destaque. A análise desse termo foi feita de forma correta em:
“...mas não se sabia se ela tinha a capacidade de sentir medo...” (texto2; 5º parágrafo)- conjunção subordinativa adverbial condicional.
“...pode-se dizer que o sofrimento dela não tem a intensidade profunda e real suportada por outros sobreviventes de traumas.” (texto2; 9º parágrafo) - partícula de realce.
“A cada passo dado você sente que a felicidade se afasta alguns metros?” (texto 4; 1º parágrafo) - conjunção subordinativa adverbial temporal.
“Isso se chama autossabotagem.” (texto 4; 2º parágrafo) - conjunção integrante.
“...porque continuam recebendo atenção dos pais e se eximem de enfrentar as dificuldades da fase adulta...” (texto 4; 6º parágrafo)- pronome reflexivo.
Na alternativa A, o se é um pronome apassivador, bem como na alternativa B: observe que ele apassiva verbos transitivos diretos (sabia, em A; dizer, em B).
Nas alternativas C, D e E, a palavra se é pronome reflexivo, usado junto a verbos tomados em sentido reflexivo: afastar-se; chamar-se; eximir-se.
IME 2015 - 2ª Fase - Português
IME 2015 - 2ª Fase - Português
IME 2015 - 2ª Fase - Inglês
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!