Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Escolha um dos temas abaixo e redija uma dissertação entre 25 e 35 linhas.
Tema 1
O texto 3 narra as passagens do Padre Fernão Cardim por estas terras brasileiras. Gilberto Freyre afirma que:
“Era um personagem a quem todo agrado que fizessem os colonos era pouco: a boa impressão que lhe causassem a mesa farta e os leitos macios dos grandes senhores de escravos talvez atenuasse a péssima, a vida dissoluta que todos eles levavam nos engenhos de açúcar”.
Disserte sobre as verdadeiras intenções dos nossos primeiros colonos em relação a nossa pátria brasileira. Em sua conclusão, compare seus argumentos a algum fato que se configure como reflexo deste comportamento em nossa sociedade atual.
Tema 2
Considere os trechos abaixo:
“No mesmo ano, junto com o jesuíta português Manuel da Nóbrega, subiu a serra do Mar até o planalto que os índios denominavam Piratininga, ao longo do rio Tietê. Os dois missionários estabeleceram um pequeno colégio, e, em 25 de janeiro de 1554, celebrou-se ali a primeira missa. Anchieta começou o trabalho de conversão, batismo e catequese.” (Texto 2, 3o Parágrafo).
“Irinilda da Silva, de 31 anos, deixou de amamentar a filha, de quatro meses, que ficou em casa com o pai. Robéria Gomes, de 36, viajou grávida e seu bebê, João Vítor, nasceu na quinta-feira passada, no Hospital Central do Exército, em Benfica. As duas são retirantes da educação: integram um grupo de 12 professores do Acre que cruzou 4.521 quilômetros de Brasil, superando uma série de dificuldades, para fazer uma pós-graduação.” (Texto 4, 1o Parágrafo).
Disserte sobre os objetivos e desafios em comum dos educadores brasileiros atuando em séculos tão distintos. Conclua seu trabalho citando possíveis iniciativas (privadas ou não) que melhorem e dignifiquem a atuação dos professores no Brasil.
Tema 1:
Espera-se que o candidato tenha um específico conhecimento da história do Brasil, a saber: os senhores de engenho eram muito permissivos em relação aos costumes dos escravos (andarem nus, amancebarem-se, por exemplo) com a intenção de manterem todos em estado de pacificidade e, também, com o objetivo de terem mais escravos (em virtude da “livre” procriação).
No entanto, era preciso esconder essas “vergonhas” quando da visita de um padre, pois que, se não, cairiam, os senhores do engenho, em conflitos perigosos com a Igreja.
Outra exigência é que, na conclusão, o aluno reconheça reflexos desse comportamento no Brasil atual.
Antes é preciso estabelecer qual o comportamento a ser evidenciado pela argumentação: “esconder as vergonhas”. A partir disso, várias associações são possíveis: durante a Eco92, o Rio de Janeiro escondeu seus mendigos e crianças de rua e estabeleceu um pacto de paz com os traficantes e com a bandidagem, o objetivo era o de encantar os turistas e nublar as mídias internacionais; as Olimpíadas de 2016 também propõem uma analogia pertinente.
Tema 2:
Este tema também propõe ao aluno um raciocínio capaz de comparações, correlações, analogias.
Dois fatos distantes historicamente (história linear) ainda se assemelham: a precariedade de nosso sistema educacional, ou seja, há poucas universidades, e poucas vagas, no Brasil. Com um agravante que é a concentração das instituições universitárias em algumas poucas regiões do país.
Ao concluir o texto, o candidato deve propor algum tipo de solução que, pela clareza do problema, deve apontar para a criação de muitos centros universitários e bem distribuí-los pelo território nacional.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!