Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Acerca do período:
“Apesar da proximidade à Faculdade de Educação da UFF, só andam em grupos: por insegurança, sensação que ainda não tinham experimentado.” (Texto 4, linha 13).
Podemos afirmar que:
a palavra “grupos” guarda o mesmo valor semântico do primeiro parágrafo do texto 4.
a expressão “por insegurança” sugere um antigo desafio aos estudantes retirantes, por já estar presente na viagem feita para atravessar o país.
a fusão do “a” artigo com o “a” preposição, poderia ser substituída pela preposição “com” e o artigo “a”.
o vocábulo “só”, traduz a sensação de abandono sentida por estudantes nascidos em lugares tão distantes.
a palavra “que” não pode ser substituída por “a qual”.
Alternativa C: A fusão do artigo “a” com a preposição “a” pode ser substituída pela preposição “com” e o artigo “a”, sem prejuízo para o sentido.
Alternativa E: No período citado, o pronome relativo “que” introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva, por isso não pode ser substituído por “a qual”, pois “Observa-se que estas formas não são empregadas quando vêm imediatamente precedidas pelo antecedente, a menos que entre elas e este ocorra preposição ou alguma pausa, como nas orações adjetivas explicativas”. (Gramática Houaiss da língua portuguesa, 1ª edição, pág 319)
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!