Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
O livro “Dona Flor e seus dois maridos”, do escritor baiano Jorge Amado conta a história de Flor, uma cozinheira de mão cheia casada com Vadinho, um boêmio incorrigível que morre pouco tempo após o casamento.
Viúva, sozinha, mas de carnes ainda rijas, Dona Flor acaba por casar com Teodoro, um correto e formal comerciante português. No entanto, Vadinho surge em sonhos a Dona Flor, acendendo a brasa do desejo que o cinzento Teodoro não sabe provocar. Nesta parte do livro, aberta por uma lição de culinária de Flor, professora desta arte, podemos afirmar que:
no início do trecho, a viúva tenta disfarçar seus verdadeiros desejos da carne, ensinando às amigas uma receita de vatapá com azeite dendê. Contudo, após o prato estar quase pronto, admite que é uma viúva dividida entre a honestidade e a quase histeria.
relata uma receita baiana para as amigas que estão ardendo em desejos e que comparam o vatapá dourado aos seus corpos cobreados de gengibre e mel.
menciona os ingredientes e o modo de fazer de uma receita baiana, com o propósito de esconder características de uma exímia viúva honesta e recatada.
compara o fogo de seus sonhos com o fogo lento que cozinha o vatapá, ao mesmo tempo que ensina a suas amigas a fazer o prato baiano e as incentiva a correr atrás de um marido.
o azeite-de-dendê é o tempero que dá o ponto no vatapá e ainda tempera qualquer relação a dois.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!