Dissertativa 9 - 2ª Fase - Dia 1 - Fuvest 2025

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 9

Dissertativa
9

A composição ao lado é parte de uma campanha de incentivo à coleta seletiva promovida pela Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal. Campanhas dessa natureza se valem de uma diversidade de recursos imagéticos e verbais para atrair a atenção do público-alvo e persuadi-lo a adotar novos hábitos em relação a alguma pauta de relevância social; no caso, em relação ao meio ambiente.

a) Explique como os recursos imagéticos e verbais são combinados para persuadir o público-alvo da campanha a fazer a coleta seletiva.

b) Uma das estratégias para captar a atenção do público-alvo é o humor, e um dos recursos eficazes para gerar esse efeito é a polissemia. Explique como a polissemia da palavra “destino” gera efeito humorístico e capta a atenção do leitor.

Resolução:

a. Os recursos imagéticos e verbais se complementam na construção de sentido da campanha. Isso porque a fragmentação visual da palavra “separados” reforça a ideia de separação adequada do lixo pela coleta seletiva. Além disso, há o símbolo da reciclagem dentro da vogal “o” em “destino”, que remonta à campanha, bem como a exemplificação da diferenciação dos lixos por meio da imagem de um coco (orgânico) e um canudo (reciclável), ambos com olhos que os personificam. Dessa forma, tanto recursos verbais como visuais colaboram para a ideia de persuadir o público-alvo a separar o lixo corretamente.

b. A palavra “destino” é polissêmica, pois apresenta mais de um sentido: no contexto, o sentido literal de local de depósito correto do lixo, e o figurado, de fortuna/sorte/fatos já determinados por uma força externa maior. Esse último gera humor ao se remeter a uma fala comum em narrativas amorosas (“foram separados pelo destino”) em que há a separação das personagens – no caso, o coco e o canudo, personificados pela presença de olhos nas imagens. Com isso, ao brincar e fazer um trocadilho com um suposto repertório do leitor, isto é, uma fala comum, a campanha capta a atenção do público-alvo através do humor e tende a convencê-lo mais eficientemente a fazer a separação correta do lixo.

9

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!