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Os salões permitiam aos escritores da época do Iluminismo adentrar no universo dos poderosos. Figuras como as de Voltaire e Duclos exortavam seus "irmãos" a aproveitarem da mobilidade que era oferecida pela ordem social do Antigo Regime, juntando-se à elite. Nos últimos decênios do Ancien Régime, ele foi se tornando cada vez mais o reduto dos filósofos do Alto Iluminismo, que deixavam os cafés para os tipos inferiores de literário. Com efeito, os cafés se constituíram na antítese lógica dos salões. Eles eram abertos a todos, a um passo da rua. Como é possível constatar, salões e cafés constituem interessantes instituições do espaço público literário através das quais é possível vislumbrar as bases sociais nas quais se assentavam o Alto e o Baixo Iluminismo.
HABERMAS, J. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984 (adaptado).
No período iluminista, os espaços sociais mencionados contribuíram para
segregar pensadores e aumentar a circulação de ideias.
apoiar revolucionários e perseguir a nobreza local.
rejeitar poetisas e proibir a entrada de mulheres.
censurar cronistas e coibir o patrocínio editorial.
integrar artistas e ampliar o comércio urbano.
Habermas possui vastas elaborações acerca da esfera pública, bem como sobre a importância da participação ativa dos sujeitos nestes espaços.
No texto da questão, o autor compreende que cafés e salões se constituíram como instituições "interessantes" do espaço público.
Os salões se destacavam por possibilitarem certa mobilidade social, ao aproximarem os filósofos da elite do Antigo Regime – o que era impossível em outro momento histórico.
Os cafés, por sua vez, seriam o oposto dos salões. Isto porque os cafés eram abertos a todos. Em outras palavras, todos podiam acessar os cafés e, portanto, também os debates que neles aconteciam.
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