Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Contribuíram de forma direta para o desenvolvimento do conceito de pressão atmosférica
Friedrich August Kekulé e John Dalton.
Michael Faraday e Fritz Haber.
Galileu Galilei e Evangelista Torricelli.
Jöns Jacob Berzelius e Eduard Büchner.
Robert Bunsen e Henry Louis Le Chatelier.
Galileu Galilei (1564-1642) é conhecido por suas diversas contribuições nas áreas de física e astronomia. Desenvolveu princípios da mecânica clássica e uma série de instrumentos, tais como a balança hidrostática e o seu famoso telescópio. Dentre as contribuições de Galileu, encontra-se um termobaroscópio, aparelho capaz de realizar medições de temperatura influenciado pela pressão atmosférica, embora, à época, o conceito de pressão atmosférica ainda não existisse.
No início do século XVII, um problema intrigava os cientistas: eles não conseguiam explicar a razão pela qual havia um limite de altura até o qual a água poderia ser bombeada. Galileu e outros cientistas se dedicaram a essa questão com diversos experimentos práticos, dentre os quais se destacou o desenvolvido por Evangelista Torricelli (1608-1647) em 1643, que deu origem ao barômetro de mercúrio. Tal barômetro permitiu medir a pressão atmosférica pela primeira vez, estabelecida como sendo a pressão equivalente àquela exercida por uma coluna de mercúrio com 760 mm de altura. A contribuição de Torricelli é tão relevante que nomeou-se uma unidade de medida de pressão (torr) em sua homenagem. Pode-se verificar uma ilustração do barômetro de mercúrio a seguir:
ITA 2015 - Química
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!