Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Einstein propôs que a energia da luz é transportada por pacotes de energia hf, em que h é a constante de Plank e f é a freqüência da luz, num referencial na qual a fonte está em repouso. Explicou, assim, a existência de uma freqüência mínima fo para arrancar elétrons de um material, no chamado efeito fotoelétrico. Suponha que a fonte emissora de luz está em movimento em relação ao material. Assinale a alternativa correta.
Se f = fo, é possível que haja emissão de elétrons desde que a fonte esteja se afastando do material.
Se f < fo, é possível que elétrons sejam emitidos, desde que a fonte esteja se afastando do material.
Se f < fo, não há emissão de elétrons qualquer que seja a velocidade da fonte.
Se f > fo, é sempre possível que elétrons sejam emitidos pelo material, desde que a fonte esteja se afastando do material.
Se f < fo, é possível que elétrons sejam emitidos, desde que a fonte esteja se aproximando do material.
a freqüência f emitida é menor que fo, a energia transportada pelo fóton não será suficiente para arrancar elétrons do material. Nesse caso, para que seja possível o efeito fotoelétrico, deve haver movimento relativo de aproximação, com aumento da freqüência aparente e conseqüente aumento da energia.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!