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Identifique a oração ou período do texto 1 no qual predomina o valor dissertativo-argumentativo:
“Farida queria conhecer mais: saber o motivo da guerra, a razão daquele desfile de infinitos lutos.” (linhas 14 e 15)
“[...] tinha que haver guerra, tinha que haver morte. E tudo era para quê? Para autorizar o roubo.” (linhas 15 e 16)
“ – Pode acabar no país, Kindzu. Mas para nós, dentro de nós essa guerra nunca mais vai terminar.” (linha 19)
“Farida, ao menos, tinha uma ilha com um inviável farol, um barco que viria de lá onde habitam os anjonautas.” (linhas 27 e 28)
“Meu estado de paixão puxava um novo lustro áquela terra em ruínas.” (linhas 29 e 30)
A sentença apresenta uma reflexão subjetiva da personagem e exprime um posicionamento acerca das causas da guerra. Nesse sentido, as orações “tinha que haver guerra, tinha que haver morte” desempenham uma função contextualizadora sobre o assunto, enquanto a pergunta de cunho retórico “E tudo era para quê?” fundamenta a conclusão a que chega a personagem, expressa em “Para autorizar o roubo.”. Dessa maneira, os trechos estabelecem entre si uma lógica dissertativa.
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