Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
A regra de ouro, popularmente conhecida pelo provérbio "Trate os outros como gostaria de ser tratado", é um dos princípios morais mais onipresentes. A noção subjacente, que apela para o senso ético mais básico, se expressa de uma forma ou de outra em praticamente todas as tradições religiosas, e poucos filósofos morais deixaram de invocar a regra ou pelo menos de tecer comentários a respeito da relação com seus próprios princípios.
DUPRÉ, B. 50 grandes ideias da humanidade. São Paulo: Planeta do Brasil, 2016.
O princípio ético apresentado no texto, como elemento estruturante da vida em sociedade, se traduz pela seguinte formulação teórica:
Doutrina teleológica.
Imperativo categórico.
Pensamento utilitarista.
Secularização inautêntica.
Raciocínio consequencialista.
A explicação refere-se à ética de Immanuel Kant, onde agir moralmente significa seguir um princípio por dever, não pelas consequências. No exemplo "não faço com os outros aquilo que não quero que façam comigo", a pessoa age de acordo com um princípio universal, sem se preocupar com o resultado. Esse é o fundamento do imperativo categórico kantiano: ações morais devem ser guiadas por regras válidas para todos, independentemente das consequências.
Poliedro Resolve - Enem 2024 Dia 1 - Questão 60 História
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!